Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes - DPE

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 14h58 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 15h56

Departamento de Planejamento Estratégico - DPE

 

Qual é a atual taxa de sucesso na graduação da UFAM e como nós estamos em relação às demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) conforme os Indicadores de Gestão sugeridos pelo Tribunal de Contas da União?

Atualmente o Tribunal de Contas da União está construindo uma plataforma de divulgação da taxa de sucesso na graduação para a sociedade. Enquanto isso, o Departamento de Planejamento Estratégico (DPE/Proplan) efetua o cálculo consolidando as informações para a inserção no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC (http://simec.mec.gov.br), o qual deve ser solicitado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Em que local podemos encontrar informações relevantes do UFAM em Números?

A equipe do Departamento de Planejamento Estratégico (DPE/Proplan) compartilha com a comunidade universitária e a sociedade em geral todos os resultados obtidos por intermédio do link: https://proplan.ufam.edu.br/index.php/transparencia-e-prestacao-de-contas/ufam-em-numeros

 

Qual o planejamento estratégico e governança, bem como o orçamento executado pela Fundação Universidade do Amazonas (FUA) nos últimos exercícios?

Essas informações estão contidas no Relatório de Gestão Anual, contidos no link: https://proplan.ufam.edu.br/index.php/transparencia-e-prestacao-de-contas/relatorio-de-gestao

 

Como estão e quais são as ações monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) bem como o que ficou definido na sua última revisão?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFAM que é fruto da avaliação do Planejamento Estratégico por meio de um processo participativo está disponibilizado no link:

https://proplan.ufam.edu.br/index.php/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi

 

Conjunto de Indicadores da UFAM

Apresentamos os Indicadores de Desempenho oficiais da Universidade Federal do Amazonas. Também conhecidos como KPI - Key Performance Indicator, são ferramentas de gestão para realizar o nível de desempenho de uma organização. Os KPI´s foram todos criados e adequados conforme Instrução Normativa nº 24 de 18/03/2020 do Ministério da Economia.

https://proplan.ufam.edu.br/index.php/conjunto-de-indicadores-ufam

 

O que é a Matriz RACI?

Uma matriz de atribuição de responsabilidade, também conhecida como matriz RACI ou gráfico de responsabilidade linear, descreve a participação de várias funções na conclusão de tarefas ou entregas de um projeto ou processo de negócios.

Apresentamos a Matriz RACI do Planejamento de Desenvolvimento Institucional  mais atual.

https://proplan.ufam.edu.br/index.php/matriz-raci

 

O que são os Painéis Estratégicos de Gestão?

Os Painéis Estratégicos foram criados para apresentar os objetivos estratégicos a partir dos indicadores do Planejamento de Desenvolvimento Institucional da UFAM.

Com eles a Comunidade Universitária, Órgãos de Controle Externo e Comunidade em geral podem acompanhar em tempo real das metas propostas para cada eixo temático traçados no PDI da Instituição.

(o link para os painéis ainda não estão disponíveis, pois estão em produção).

 Para isso é utilizado a tecnologia de Analytic Power BI da Microsoft com dados gerados a partir do ForPDI na PlataformaFor com todos os setores da Instituição que possuem Objetivos no PDI.

https://proplan.ufam.edu.br/index.php/paineis-estrategicos      

 

O que é a PlataformaFor PDI?

A Plataforma For é a ferramenta tecnológica para auxiliar na criação do Plano de Desenvolvimento Institucional e no Gerenciamento de Riscos das instituições da Rede Federal de Educação. Contempla um conjunto de soluções, também conhecidas como ForPDI e ForRisco, que tem a missão de motivar as melhores práticas de planejamento estratégico para a gestão nas organizações, provocar a reflexão e gerar valor agregado e conhecimento.

https://proplan.ufam.edu.br/index.php/plataforma-forpdi

 

Planejamento de Desenvolvimento da Unidade - PDU

No link abaixo você encontrará o Guia Técnico e outros arquivos relacionados, que tem como objetivo principal orientar os Gestores (diretores, coordenadores administrativos e técnicos) quanto ao desenvolvimento e implementação do Planejamento de Desenvolvimento da Unidade – PDU aplicando ferramentas da Administração moderna como Matriz SWOT, Balanced Scorecard - BSC, Ciclo PDCA entre outros.

https://proplan.ufam.edu.br/index.php/planejamento-de-desenvolvimento-da-unidade-pdu

 

Repositório de PDU´S

São apresentados os Planos de Desenvolvimento das Unidades da UFAM.

https://proplan.ufam.edu.br/index.php/repositorio-de-pdu-s

Fim do conteúdo da página