Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFAM assegura recursos para importantes obras por meio de Termos de Execução Descentralizada (TEDs)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFAM assegura recursos para importantes obras por meio de Termos de Execução Descentralizada (TEDs)

  • Publicado: Quinta, 26 de Dezembro de 2024, 15h49
  • Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2024, 16h15

UFAM assegura recursos para importantes obras por meio de Termos de Execução Descentralizada (TEDs)

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) comemora avanços significativos na gestão e no planejamento institucional, destacando a ativa participação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), nos trâmites administrativos relacionados à celebração dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) junto ao Ministério da Educação (MEC).

Os TEDs garantem o financiamento de obras essenciais a partir dos recursos contemplados no Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), promovido pelo Governo Federal em 2024. Entre as obras escolhidas estão a construção do Restaurante Universitário no campi de Benjamin Constant, além dos novos blocos de salas para a Faculdade de Estudos Sociais (FES) e Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). Esses empreendimentos são fundamentais para o fortalecimento da infraestrutura acadêmica e para a melhoria da experiência universitária, refletindo o compromisso da UFAM com o desenvolvimento regional e a inclusão social.

O Magnífico Reitor, Prof. Dr. Sylvio Mário Puga, exerceu um papel determinante, ao lado da Profa. Dra. Gloria Vitório Guimarães, na reta final do exercício de 2024, para assegurar a obtenção dos créditos orçamentários destinados aos TEDs. Essa atuação foi valiosa, considerando que a Secretaria de Educação Superior (SESU), em cumprimento às diretrizes do órgão máximo de orçamento da União, recolheu os créditos concedidos e não empenhados até o dia 10 de dezembro de 2024. A mobilização da PROPLAN e da Reitoria incluiu tratativas junto à Secretaria de Ensino Superior (SESU) e aos técnicos e gestores da DIFES e ao corpo técnico da própria UFAM. Essas iniciativas culminaram em resultados positivos e no dia 24 de dezembro de 2024, a SESU descentralizou os créditos orçamentários para os dois últimos TEDs licitados: as obras da Faculdade de Estudos Sociais (FES) e da Faculdade de Odontologia (FAO).

Com um total de R$ 37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) destinados aos TEDs, a UFAM garantiu que as propostas de obras fossem recepcionadas, celebradas e tivessem seus créditos devidamente empenhados. O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2025.

A PROPLAN expressa seus sinceros agradecimentos aos servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e aos Coordenadores dos TEDs que não mediram esforços para assegurar o sucesso dessa empreitada. A dedicação e o trabalho em equipe foram fundamentais para que a UFAM alcançasse esse importante marco em sua história.

registrado em:
Fim do conteúdo da página