UFAM assegura recursos para importantes obras por meio de Termos de Execução Descentralizada (TEDs)
UFAM assegura recursos para importantes obras por meio de Termos de Execução Descentralizada (TEDs)
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) comemora avanços significativos na gestão e no planejamento institucional, destacando a ativa participação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), nos trâmites administrativos relacionados à celebração dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) junto ao Ministério da Educação (MEC).
Os TEDs garantem o financiamento de obras essenciais a partir dos recursos contemplados no Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), promovido pelo Governo Federal em 2024. Entre as obras escolhidas estão a construção do Restaurante Universitário no campi de Benjamin Constant, além dos novos blocos de salas para a Faculdade de Estudos Sociais (FES) e Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). Esses empreendimentos são fundamentais para o fortalecimento da infraestrutura acadêmica e para a melhoria da experiência universitária, refletindo o compromisso da UFAM com o desenvolvimento regional e a inclusão social.
O Magnífico Reitor, Prof. Dr. Sylvio Mário Puga, exerceu um papel determinante, ao lado da Profa. Dra. Gloria Vitório Guimarães, na reta final do exercício de 2024, para assegurar a obtenção dos créditos orçamentários destinados aos TEDs. Essa atuação foi valiosa, considerando que a Secretaria de Educação Superior (SESU), em cumprimento às diretrizes do órgão máximo de orçamento da União, recolheu os créditos concedidos e não empenhados até o dia 10 de dezembro de 2024. A mobilização da PROPLAN e da Reitoria incluiu tratativas junto à Secretaria de Ensino Superior (SESU) e aos técnicos e gestores da DIFES e ao corpo técnico da própria UFAM. Essas iniciativas culminaram em resultados positivos e no dia 24 de dezembro de 2024, a SESU descentralizou os créditos orçamentários para os dois últimos TEDs licitados: as obras da Faculdade de Estudos Sociais (FES) e da Faculdade de Odontologia (FAO).
Com um total de R$ 37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) destinados aos TEDs, a UFAM garantiu que as propostas de obras fossem recepcionadas, celebradas e tivessem seus créditos devidamente empenhados. O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2025.
A PROPLAN expressa seus sinceros agradecimentos aos servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e aos Coordenadores dos TEDs que não mediram esforços para assegurar o sucesso dessa empreitada. A dedicação e o trabalho em equipe foram fundamentais para que a UFAM alcançasse esse importante marco em sua história.