Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RESPONSABILIZAÇÃO

A integridade pública é pedra fundamental da boa governança e de uma cultura voltada para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta. Por isso a responsabilização de agentes públicos e pessoas jurídicas que cometem atos lesivos é importante para a manutenção da integridade pública, da confiança das pessoas nas esferas públicas e da qualidade dos serviços públicos.

As corregedorias ou unidades de correição dentro dos órgãos e das entidades são responsáveis pelo trabalho que envolve a responsabilização de agentes públicos ou pessoas jurídicas. O trabalho das corregedorias é de extrema importância para a sociedade e para a manutenção de um serviço público íntegro, já que evitará danos patrimoniais, promovendo a boa utilização do dinheiro público, o que reforça a confiança e a credibilidade entre o poder público e a sociedade. Na UFAM temos a página da comissão de ética, onde podemos aprender mais sobre o assunto Ética e  também  na página  da Corregedoria.

Para que a universidade, assim como todos os demais serviços públicos federais, beneficiem os cidadãos, o papel dos agentes públicos é fundamental. São os servidores e servidoras que prestam os serviços do Estado à população. Sua atuação e conduta precisam estar pautadas pela integridade pública e, por isso, é importante a criação de mecanismos para detectar, combater e punir práticas de corrupção ou desvios de conduta. Para saber um pouco sobre Responsabilização no Serviço Público, assistiremos o vídeo da CGU. 

 

 

    É

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página