Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Gestão de Riscos

ÉTICA

  

 

 

Criado em 1994, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal desempenha um papel fundamental: fortalecer a confiança da sociedade nos servidores.

Afinal, as orientações funcionam como um norte em relação à conduta esperada dos agentes públicos e reforçam que o cuidado com os valores éticos não está restrito ao trabalho. A conduta no dia a dia interfere e pode ser decisiva também na vida profissional.

 

Missão e valores

 

O Código de Ética também consolida a necessidade da profissionalização do serviço público, destacando que o agente público é um profissional em constante formação. Dessa maneira, o servidor público deve sempre estar focado no aprimoramento profissional, para atender à sociedade de uma maneira cada vez mais eficiente.

 Antes de mais nada, o servidor público é um agente de transformação social e deve estar sempre empenhado em sua missão: auxiliar no bem-estar de toda a sociedade.

 São muitos os desafios do serviço público. Alguns deles são institucionais e estão fora do campo de ação dos servidores. Mas, o foco deve ser sempre o bem comum e a motivação para perseverar na missão de servir. Com isso, a confiança da sociedade no serviço público passa a ser uma consequência natural da conduta ética dos servidores.

Fim do conteúdo da página