Página inicial > Últimas Notícias > Plano de Gestão de Riscos e Integridade da Ufam é aprovado pelo CONSAD

Plano de Gestão de Riscos e Integridade da Ufam é aprovado pelo CONSAD

• Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 13h46
  • Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 10h29

O Plano de Gestão de Riscos e Integridade da Universidade Federal do Amazonas 2021/2023 foi aprovado na reunião do Conselho de Administração da UFAM (CONSAD), no dia 11 de fevereiro de 2022. Sob a coordenação do Departamento de Estruturação e Processos Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DEPI/PROPLAN), a elaboração do documento seguiu a operacionalização contida na Política de Gestão de Riscos da UFAM, publicada por meio da Resolução nº 039/2017 - CONSAD.

Participaram da elaboração do Plano as unidades que têm objetivos delimitados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição - as Pró-Reitorias de Administração e Finanças (PROADM), Gestão de Pessoas (PROGESP), Ensino de Graduação (PROEG), Extensão (PROEXT), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e Inovação Tecnológica (PROTEC), a Prefeitura do Campus Universitário (PCU), o Centro de Ciências do Ambiente (CCA), Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), a Assessoria de Comunicação (ASCOM), a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) e o Arquivo Central (AC) – e as Instâncias de Integridade (Comissão de Ética, a Auditoria Interna, a Ouvidoria e a Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares).

Acesse aqui o Plano de Gestão de Riscos e Integridade da UFAM 2021/2023.

A Gestão de Riscos refere-se ao processo para administrar, identificar, avaliar e controlar potenciais eventos ou situações, e assim fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos estratégicos da organização.

Risco é algum evento que pode ocorrer e prejudicar o alcance dos objetivos que a Instituição almeja atingir. Gerir os riscos significa identificá-los, avaliá-los e escolher o melhor tratamento (controle interno) para reduzi-los, assim, a Universidade aumentará a capacidade interna em alcançar seus objetivos e entregar seus serviços à sociedade (governança).