Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Plano de Gestão Orçamentária de 2024 é aprovado no Consad
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Plano de Gestão Orçamentária de 2024 é aprovado no Consad

  • Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 16h07
  • Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 16h07

Nesta terça-feira, 19, a proposta do planejamento orçamentário, consolidada no Plano de Gestão Orçamentária (PGO), foi aprovada pelo Conselho de Administração (Consad).

O Plano de Gestão Orçamentária (PGO) é fundamentado em um cenário cuidadosamente planejado que reflete as demandas de cada unidade, e é destinado a impulsionar ações que nos direcionem ao cumprimento dos objetivos da Universidade.

O orçamento apresenta uma linguagem técnica complexa, que é de difícil compreensão para aqueles que não estão familiarizados com seus termos e estruturas. Um número limitado de servidores possuem o conhecimento e a disposição necessários para examinar detalhadamente a Lei Orçamentária Anual (LOA), a qual está repleta de códigos, números, alocações de recursos, categorias específicas de gastos, projetos e programas. É importante ressaltar que os recursos disponíveis são finitos, enquanto as demandas são numerosas e variadas. Nesse contexto, o processo de planejamento orçamentário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desempenha um papel fundamental na priorização e organização das escolhas entre diferentes necessidades e objetivos.

O orçamento destinado à UFAM, todos os anos, apresenta um papel fundamental para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e na formação de recursos humanos em todo o Estado do Amazonas. A PROPLAN detém a missão de alocar os créditos recebidos nas Unidades Administrativas e Acadêmicas objetivando viabilizar seus projetos/atividades em consonância com os planos de desenvolvimento estabelecidos pelas unidades, mantendo, também, constante diálogo com os envolvidos. A seguir as vantagens do planejamento orçamentário:


a) melhor planejamento de trabalho;
b) melhor determinação das responsabilidades;
c) maior oportunidade para redução dos custos;
d) melhor controle da execução das ações (atividade e projetos);
e) identificação dos gastos e realizações por ação.


O PGO é um instrumento de planejamento operacional (curto prazo) orientador para execução orçamentária da UFAM, apresenta os créditos orçamentários disponíveis autorizados na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 e distribuídos dentre as Unidades que compõem a sua estrutura organizacional.
No processo de planejamento e distribuição orçamentária para o exercício financeiro de 2024, buscou-se adequar o orçamento disponível à demanda de cada unidade interna da Universidade, responsável por gerir recursos, para o alcance das metas que contribuirão com o objetivo institucional da UFAM.

A proposta do planejamento orçamentário para 2024 passou por vários levantamentos, análises e ajustes juntamente com as principais unidades gestoras de orçamento da UFAM. Dentre as demandas elencadas, foram priorizadas as ações para suportar o funcionamento em geral e as ações finalísticas, a fim de que a Universidade possa atuar em seu principal objetivo: o de subsidiar as ações de ensino, pesquisa e extensão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página