Página inicial > Últimas Notícias > PROPLAN realiza o I Ciclo de Seminários de Integridade no Setor Público na Universidade Federal do Amazonas

• Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 13h35
  • Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 15h37

No período de 24 de maio a 07 de julho de 2022, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) por meio do Departamento de Estruturação e Processos Institucionais (DEPI), realizou o I Ciclo de Seminários de Integridade no Setor Público na Universidade Federal do Amazonas.

Foram cinco encontros no total, todos realizados auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), sendo o primeiro no dia 24 de maio de 2022 às 9h, cujo tema discorrido pelo Dr. Francisco de Holanda Bessa, do Ministério da Economia, foi Integridade e Gestão de Riscos como pilares da Governança Pública.

A partir do segundo dia, 31 de maio, os seminários ocorreram às 14h. Nesse encontro, os temas foram: a Apresentação dos Pilares da Integridade e o Pentágono da Fraude ministrado pela Prof. Dra Ângela Bulbol (PROADM); e Fraudes, Investigações e Responsabilidades nas Contratações Públicas/Canais de Denúncias proferido pelo Promotor do Ministério Público, André Seffair.

O terceiro dia de seminário foi no dia 14 de junho e abordou: Recomendações de Controles Internos e Auditoria; e Como alinhar estratégias para as instâncias atuarem em parceria para monitoramento de riscos e monitoramento do Programa de Integridade, tendo como palestrantes o Auditor-chefe da UFAM, Dinorvan Fanhaimpork e o Auditor-Chefe da Suframa, Damon Castro, respectivamente.

O penúltimo dia de seminário foi realizado no dia 28 de junho com os temas Prevenção de Desvios Éticos/Código de Ética, tendo como palestrante o Prof. Dr. Adriano Fernandes (FD/UFAM), e Perfil Comportamental esperado dos Servidores Públicos, com o Prof. Dr. David Xavier (UEA).

Encerrando o ciclo de seminários no dia 07 de julho, houve um Talk show com as Professoras Doutoras Maria da Glória Vitório (PROPLAN), Angela Bulbol (PROADM)  e Therezinha Fraxe (VICE-REITORA) tratando dos temas Mudanças Culturais versus Integridade e a Importância de Treinamento e Comunicação – (ações, eventos, campanhas e treinamentos) para fortalecimento da Cultura Ética e Íntegra.