Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PROPLAN e Unidades Acadêmicas do interior alinham novas ações para 2023
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PROPLAN e Unidades Acadêmicas do interior alinham novas ações para 2023

  • Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 16h52
  • Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 16h54

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional recebeu, na última quinta-feira (09/03/2023), os Diretores e Coordenadores das Unidades Acadêmicas do Interior para alinhar novas ações para 2023.

Na reunião, discutiu-se sobre o desenvolvimento e implementação do Planejamento de Desenvolvimento da Unidade – PDU, a fim de orientar os Gestores na elaboração do Plano. O PDU é uma ferramenta de planejamento que instrumentaliza a tática adotada por uma unidade da UFAM a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. As Unidades irão definir metas e objetivos em nível tático e operacional, alinhado com a visão de futuro que a unidade acadêmica deseja alcançar e como quer ser reconhecida a longo prazo.

Alinhado ao PDU, foi abordada também a Gestão de Riscos, que consiste numa nova forma de executar os processos existentes, com objetivo de auxiliar na tomada de decisão, com vistas a prover razoável segurança no cumprimento da missão e no alcance dos objetivos estabelecidos no PDU. É uma ferramenta projetada para apoiar o gestor na busca por ganhos de eficiência, de modo a melhorar a qualidade, a tempestividade e a eficácia dos serviços prestados.

É importante ressaltar que a Gestão de Riscos só será bem sucedida se incorporada à cultura da UFAM, o que depende do envolvimento de todos. Nesse sentido, os gestores e demais servidores diretamente envolvidos incorporarão a visão da Gestão de Riscos aos seus processos de trabalho.

Foram discutidas, ainda,  questões orçamentárias para o exercício financeiro corrente, sendo demonstrado aos presentes um levantamento de contratos vigentes de cada Campi, elaborado pelo Departamento de Orçamento, a fim de demonstrar  a disponibilidade orçamentária com a necessidade atual.

registrado em:
Fim do conteúdo da página