Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa de Integridade
Início do conteúdo da página

Programa de Integridade

Programa de Integridade da UFAM busca estabelecer medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição, remediação de fraudes e atos de corrupção em apoio à boa governança. 

O Programa de Integridade foi instituído por meio da Portaria nº 1.089, de 25 de abril de 2018, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que estabeleceu as fases e os procedimentos para a estruturação, a execução e o monitoramento dos programas de integridade dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Por meio da Portaria GR 1.714, de 07 de agosto de 2018, a UFAM designou o Departamento de Estruturação e Processos Institucionais da Proplan como Unidade responsável pelo seu Programa de Integridade, se comprometendo a promover a adoção de medidas internas de prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes, corrupção, irregularidades e desvios de conduta que venham a representar riscos à boa governança.

 

Acesse aqui o Plano de Integridade

 

Resolução de Aprovação do Plano de Integridade 

 

Portarias:

Portaria CGU n. 1.089, de 25 de abril de 2018 Estabelece orientações para os procedimentos de estruturação, execução e monitoramento dos Programas de Integridade.
Portaria GR n. 1.714/2018 Atribui competência ao Departamento de Estruturação e Processos Institucionais para Coordenar o Programa de Integridade na UFAM - Unidade de Gestão Integridade.

 

Materiais de Apoio:

 

Site da CGU  Videos e Capacitações
Capacitação CGU Procedimentos, fases e prazos.
Comissões de Ética.
Conflito de Interesses.
Nepotismo.
CGU - Guia de Integridade Pública O objetivo deste Guia é chamar a atenção dos gestores públicos sobre questões que devem ser discutidas e implementadas com o intuito de mitigar a ocorrência de corrupção e desvios éticos no âmbito de seu órgão ou entidade.
CGU - Manual para Implementação de Programas de Integridade Este manual tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação de um Programa de Integridade por meio da elaboração de um Plano de Integridade, seus elementos básicos, as ações e medidas que precisam ser executadas, bem como formas de acompanhamento e aprimoramento do Programa.

CGU – Guia Prático de Gestão de Riscos para a Integridade

Esse guia foi elaborado para auxiliar os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas etapas iniciais de sua gestão de riscos para a integridade. Seu conteúdo deve ser estudado tendo em consideração que é destinado ao contexto da integridade pública.
TCU - Referencial de combate a fraude e corrupção V1 Esta é a segunda edição do Referencial de Combate a Fraude e Corrupção, inicialmente publicado em dezembro de 2016. Essa nova edição, em menos de dois anos, demonstra a importância e a dinâmica que a temática de combate à fraude e à corrupção apresenta no Brasil e no mundo.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página